Mais que curtir um post bonito no Instagram, o Setembro Amarelo, mês da prevenção ao suicídio, requer um olhar mais cauteloso da sua parte. Vamos lá refletir sobre o que você fez nestes últimos 30 dias? A prevenção ao suicídio tem sido mais observada ao longo dos últimos anos. Em vários locais vemos no mês de setembro a alusão ao cuidado com a nossa saúde mental, ou seja, a busca por um equilíbrio que nos proporcione bem estar. Têm se falado mais abertamente sobre depressão, ansiedade, buscar ajuda, porém o oposto também é verdadeiro... há mais acesso a opiniões negativas sobre o assunto, incitações à violência e infelizmente, modos explícitos de como encerrar a vida. Tudo isso vem sendo abordado no mês de setembro, mas meu convite é para você refletir além do mês de setembro. Um post no Instagram, um story no Facebook, uma fita amarela grudada na roupa, o dia da camiseta amarela no trabalho são muito úteis. Há pessoas adoecidas que precisam de visibilidade e incentivo para melhorarem e não se sentirem sós. Mas não é só isso. Nosso setembro amarelo precisa ser vivido no dia a dia. Nossas ações precisam ser diárias, precisam ser ao longo do ano, e não apenas um post no seu feed que 100 pessoas curtiram. Eis as perguntas que você precisa responder:
Você tem tratado bem seus pais? Dado atenção quando pedem ajuda com o celular, ou com o serviço doméstico acumulado? Você tem dado um generoso abraço, apesar de nunca ter recebido um deles?
Você tem percebido a mudança de humor de seu filho e tem tentado de várias maneiras criativas mostrar que você está ao lado dele, sem julgamentos?
Você tem percebido o quanto seu colega de trabalho tem chorado no banheiro e tem oferecido ajuda, mesmo que em forma de um bombom em cima da mesa?
Você dá um "bom dia" feliz para todos que passam em seu caminho durante a manhã?
Tem feito suas conversas no whatapp ou direct de forma completa: "Oi, tudo bem? Vou bem também! Obrigada, Até logo, tchau!"
Você mandou mensagem para seus amigos e familiares, perguntando como estão, sem ser por algum motivo/pedido específico?
O quanto você tem discutido com as pessoas ao seu redor, o quanto tem desejado o mal para elas, mesmo que em pensamento? O quanto tem sentido inveja, desdém, rancor? Quanto de desculpas você tem pedido nos últimos tempos?
Estar bem emocionalmente inclui cuidar da saúde emocional do outro. Tem visitado sua avózinha, fez um carinho no seu cachorro? Deu um elogio inesperado a alguém? Todas as nossas ações, feitas no dia a dia, por menor que sejam, revertem-se em bem ou mal, depende em qual lado investimos mais. O bem atrai o bem. Fazer o bem nos faz bem, faz ao outro bem. Setembro amarelo precisa ser vivido todos os dias. Abraços são gratuitos, elogios são gratuitos, cinco minutos de atenção são gratuitos, uma mensagem de "eu te amo" é gratuita, ombros amigos são gratuitos. Mas perder uma vida custa caro, muito caro.
BUSQUE AJUDA, NÃO SOFRA SOZINHO
Comments